Páginas

23 de dez. de 2011

Natal: aniversário de Heru-sa-aset?

Hotep!
Tenho visto por esses dias que antecedem o natal uma enxurrada de fotos e posts no facebook e na internet do tipo:

Geralmente, as fotos vem acompanhada de um texto como:

"Hórus nasceu no dia 25 de Dezembro da virgem Ísis (ou Meri na terra) acompanhado da estrela Sírius ao leste. Aos 12 anos, muitos o consideravam uma criança prodígio, com seus poderes.
Aos 30, Hórus foi batizado por Anup. Então, se reveleu o Messias dizendo ser o príncipe da eternidade e escolheu 12 discíoulos. Viajou pelo mundo com seus 12 discípulos praticando milagres como curar duanças e enfermos e ressucitar mortos, sendo o mais destacado um homem chamado El-Azar-Us. Hórus andou sobre as águas, enquanto alguns de seus discípulos o olhavam de um barco e tinham medo de ir até lá. Hórus disse que eles tem falta de fé. Em reuniões com seus discípulos, Hórus disse que é o caminho, a verdade e a vida. Mais tarde, Hórus foi invejado pelos governadores por o considerarem "o rei dos egípcios", então ele foi crucificado e morto. 3 dias depois, ele ressucitou."


Certo? Hmmm... deixa eu ver:

Hórus nasceu no dia 25 de Dezembro da virgem Ísis (ou Meri na terra)
Inicialmente, Heru-sa-aset (Hórus) é o filho de Aset (Ísis) e Wesir (Osíris), que eram casados. A concepção de Heru-sa-aset ocorreu de maneira não convencional, digamos: Aset, foi fecundada por Wesir enquanto realizava ritos para tentar trazê-lo de volta à vida. Assim, primeiro ponto: se Aset era casada, logo ela não era virgem. Segundo: Heru-sa-Aset tem um pai, Wesir.

acompanhado da estrela Sírius ao leste.
O apogeu da estrela sirius acontece na época mais quente no ano no Egito - localizado no hemisfério norte - e marca o início do novo ano.Se, de acordo com o texto, Heru-sa-aset nasceu acompanhado da estrela sirius, isto jamais poderia ocorrer em dezembro, que é um mês frio.

Aos 12 anos, muitos o consideravam uma criança prodígio, com seus poderes
Heru-sa-aset é um deus. É completamente óbvio que este tenha poderes, a despeito da idade que possua.

Aos 30, Hórus foi batizado por Anup.

Não existe nenhum registro de batismo de Heru em nenhuma referência bibliográfica ou histórica. O mais próximo de batismo que existiu seria ou a cerimônia de coroação dos reis ou a nomeação de alguém ao nascer/assumir algum compromisso. 
Outro ponto: Anup, no máximo, pode ser um nome alternativo para Yinepu (Anúbis). Apesar de Yinepu ter vários papéis e atuar em esferas diversas, batizar pessoas/deuses nunca foi descrito como uma de suas atribuições.

Então, se reveleu o Messias dizendo ser o príncipe da eternidade e escolheu 12 discíoulos. 

Duas coisas: o rei da eternidade (e não príncipe) é Wesir, soberano do Duat.
E, nada foi documentado, quer pelas versões gregas, quer pelos egípcios acerca de Heru-sa-aset ter 12 discípulos.

Viajou pelo mundo com seus 12 discípulos praticando milagres (...) 
Hórus disse que é o caminho, a verdade e a vida.

Heru-sa-aset realmente viajou muito, quando criança, escondendo-se de Set... Sobre ele estar com os discípulos, ter andado sobre as águas e ter afirmado a frase acima, também nada consta em nenhuma referência.

Hórus foi invejado pelos governadores por o considerarem "o rei dos egípcios", então ele foi crucificado e morto.

Heru-sa-aset teve um grande adversário: Set. A disputa aconteceu por causa do direito ao reinado no Egito. Ambos se enfrentaram por vários momentos e utilizando táticas diversas, mas em nenhum registro consta que Heru-sa-aset tenha sido crucificado - até porque isso era usado pelos romanos (e estamos falando aqui de egípcios).

3 dias depois, ele ressucitou.
Quem morreu e ressuscitou foi Wesir - e somente ele.

Conclusão: mais uma vez as pessoas fazem afirmações baseadas em idéias sem sentido ou comprovação e tomam como verdades absolutas. E o pior: esculhambam a religião/mitologia alheia!

Por favor, informem-se antes de sair por aí bancando a Ofélia,
                                                                          que "só abre a boca quando tem certeza".

Senebty!

20 de dez. de 2011

Rapidinhas

Hotep!
Quando recebo perguntas no formspring, automaticamente compartilho as respostas aqui, já que a dúvida de um pode ser a de outro também, ok?

Estamos no facebook também: Ortodoxia Kemética Brasil

Senebty!